A limitação provocada pela falta de tempo e pela rotina faz e fará cada vez mais as pessoas se conectarem à internet de diferentes maneiras. Você já parou para reparar que hoje em dia, na era digital, tudo parece estar conectado de alguma forma? Bom, já existem estudos sobre isso e até um nome para tal observação. A expressão “Internet das coisas” é familiar para você?
O termo “Internet das coisas” (em inglês, Internet of things) foi usado pelo cientista Kevin Ashton, em 1999, para se referir às tecnologias capazes de interconectar dispositivos. Após o artigo “A Coisa da Internet das Coisas”, escrito pelo cientista, a expressão se popularizou a nível mundial.
Resumindo, a Internet das coisas é como uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar à internet dispositivos utilizados no dia-a-dia, como por exemplo eletrodomésticos, via sensores wireless, inteligência artificial e até nanotecnologia. Quase como a junção do mundo real com o digital, onde a informática se torna onipresente.
Separamos alguns exemplos de coisas que são conectadas à internet e fazem parte do tema que está em pauta.
Genius Smart Lock
Fechadura integrada com smartphones que utiliza o wifi e o bluetooth para bloquear e desbloquear a fechadura.
Apple Watch
Relógio inteligente criado pela Apple que trabalha conectando ao telefone via Bluetooth.
Google Glass
Acessório em forma de óculos que permite a interação com conteúdos em realidade aumentada.
Lechal
Tênis com Bluetooth que vibra para indicar o caminho certo ao usuário.
Electrolux DT52X
Geladeira Inteligente com aplicativos para ajudar a manter uma alimentação saudável
Assista ao vídeo produzido pelo NIC.br:
No Brasil, a Internet das Coisas tem sido um assunto bastante discutido. Recentemente, a Anatel declarou que quer quebrar barreiras para o desenvolvimento da IoT (abreviação de “Internet of Things”).
Para complementar a leitura:
Você já conhecia a Internet das coisas? O que pensa a respeito do assunto? Vamos debater através dos comentários! Esperamos você!
Até a próxima!