Tecnologia

Lixo eletrônico: Qual a destinação correta?

Com o poder de compra que se tinha antes da crise atual, a facilidade para adquirir novos eletrônicos eram irresistíveis. Muitas vezes comprar um novo eletrônico é mais econômico e viável do que consertá-lo, seja pelo alto custo do serviço ou por uma nova tecnologia que já surgiu. Os produtos estão cada vez mais descartáveis, eles duram o tempo da garantia e logo após o prazo começam a apresentar problemas.

Segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) 90% do lixo eletrônico do mundo são jogados no lixo a cada ano ou comercializados ilegalmente. Entre os países emergentes, com exceção da China, o Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico.

Mas você sabe onde descartar todo este lixo?

De acordo com o site Voluntários Online o descarte dos resíduos resultante da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos (o que inclui televisores, computadores, geladeiras e outros dispositivos) produz o lixo eletrônico.

Estes resíduos quando descartados de forma incorreta, trazem prejuízos ao meio ambiente, pois possuem metais pesados em sua composição. Quando entram em contato com o solo, eles contaminam o lençol freático, e no caso de serem queimados eles poluem o ar, além de demorar anos e anos para fazer a decomposição.

  • Para não provocar prejuízos à natureza, faça o descarte em lugares adequados
  • As empresas de telefonia celular dão a destinação correta para celulares que as pessoas desejam descartar. Vá até a sua e confira!
  • Doar é uma boa alternativa. Às vezes o aparelho está em bom estado, mas você sente a necessidade de trocar por novas tecnologias, nesta hora não esqueça as pessoas que precisam e não têm condições de comprar. Procure entidades sociais!
  • De jeito nenhum jogue no lixo comum!

 

Em Florianópolis há vários postos de coleta de lixo eletrônico. Veja quais são:
CDI – SC (Comitê para Democratização da Informática)
Recebe doação de equipamentos eletrônicos de informática através do Programa de Reciclagem Tecnológica (Reciclatec). Há 20 pontos de coleta cadastrados em Florianópolis e São José, confira o mais próximo de você no site.

Contato: (48) 3222-1304

 

E-ciclagem Ambiental – Rua José Maria da Luz, 263 – José Mendes | Florianópolis/SC

Contato: (48) 8836-1376 | (48) 3879-9077

 

Campeche Comércio e Transporte de Resíduos Recicláveis – Rodovia SC 405, 1482 – Campeche | Florianópolis/SC

Contato: (48) 3233-1457

 

ONG Meta Reciclagem – Rua Graciliano Manoel Gomes, 1328 – Ingleses | Florianópolis/SC

Contato: (48) 9998-3389 | 8406-2839 | (48) 3369-0478

 

É necessário fazer uma reavaliação do nosso modo de consumo e buscar a conscientização para um mundo com menos desperdício.

Como você descarta seus aparelhos eletrônicos? Tem alguma dica? Deixe nos comentários.

Deixe uma resposta