Como falamos no post anterior, nosso CEO – chief executive office –, Everson Mai, está na Califórnia representando a equipe Mais Internet em uma missão empresarial, no Vale do Silício. No primeiro dia, empresas referências na área da tecnologia como Apple e Cisco abriram as portas para visitas técnicas. E no segundo dia? O que será que nosso CEO tem para nos contar?
Confiram abaixo o relato de mais um dia de missão empresarial:
“No segundo dia de visitas saímos às 9:30 do hotel, após tomarmos aquele café caprichado no estilo americano com direito a eggs and bacon. Seguimos em direção à Meraki, uma empresa que me surpreendeu demais. Lá fomos recebidos pela Caroline e pela Bianca. O que me chamou atenção foi o fato de que sua estrutura física não é gigante como o Google ou Apple, mas a dinâmica de trabalho é de pura liberdade. Após ‘bipar’ o crachá na portaria, a Meraki oferece um parque de diversões aos seus colaboradores, visitantes e demais pessoas que passam por lá. É tudo liberado mesmo. Tem funcionário que trabalha em pé, leva seu cachorro – e até grades para montar o canil para o pet -, muiiiita bagunça nas mesas, drone voando, bandeiras fixadas em todos os locais, além de comidas e bebidas (red bull e cerveja estão na lista!) disponíveis 24 horas por dia e sala de jogos de primeira. O que impressiona é que exatamente nesse ambiente que descrevi acima são desenvolvidos os melhores roteadores Wi-Fi do planeta.
No período da tarde, foi vez de visitar o Google. Como chegamos um pouco antes, aproveitamos para passear entre os enormes prédios no complexo Google – Googleplex – que oferece bikes, Wi-Fi e dezenas de áreas de lazer ao ar livre, onde funcionários e visitantes têm acesso a todo momento. Fomos à recepção para o cadastramento e dar início à visita. Apesar de breve, o engenheiro Walfredo e Alexandre, dois brasileiros que trabalham no Google, nos receberam para falar um pouco sobre a empresa, que movimenta 60% de todo tráfego da Internet. A ideia é simples, o Google oferece tudo aos seus colaboradores – academia, corte de cabelo, dentista, médico, comida (almoço, cafés e jantar), banho e etc – para mantê-los o máximo possível dentro da empresa. Percebi que esse conceito é aplicado na maioria das empresas do Vale, pois elas precisam ser atrativas para os colaboradores, já que o mercado de bons profissionais é escasso. Nesse complexo, a Google tem aproximadamente 35 mil funcionários, sendo o princípio básico de cada um pensar muito e resolver os problemas do mundo.”

Amanhã publicaremos relatos do terceiro dia de visitas técnicas. Fiquem ligados!
*Desejam saber de algo em especial? Basta nos mandar nos comentários!