Você sabia que em certos casos, independentemente do provedor, sua internet pode ficar lenta, por mais que você tenha contratado um plano de banda larga mais caro ?
Veja o que pode afetar a velocidade da conexão:
1. Distância entre o usuário e o servidor onde está a página acessada
Se você acessar um conteúdo que estiver em um servidor em outro país, a distância poderá tornar essa comunicação mais lenta, pois os dados passarão por uma série de circuitos, roteadores de tráfego e servidores, cada um com sua calibração e limitação.
Alguns sites, criam meios de disponibilizar seu conteúdo através de vários canais simultaneamente, para compensar isso.
E alguns dos grandes provedores de conteúdo e serviços online também já deixam seus arquivos disponíveis em servidores aqui no Brasil através de redes compartilhadas.
2. A infraestrutura do provedor de internet
Quando o usuário contrata seu serviço de banda larga, a velocidade adquirida refere-se sempre à rede da operadora.
De modo geral, clientes residenciais tendem a utilizar mais o serviço à noite em dias de semana e durante todo o final de semana. E clientes corporativos tendem a utilizar o serviço mais intensamente no horário comercial.
Muitas operadoras de telecom e provedores de internet programam suas infraestruturas a partir de um modelo estatístico, considerando essa escala de uso. Uma pequena parte dos provedores, como a Mais Internet oferece um serviço não estatístico que considera a equiparação entre a velocidade nominal e a real.
Nas operadoras e provedores que trabalham com modelos estatísticos, quando muita gente se conecta ao mesmo tempo, pode acontecer uma queda momentânea da velocidade de conexão – seja qual for a velocidade da banda larga contratada.
3. Limitações do servidor acessado
O servidor onde está o portal acessado pode ser um limitante da velocidade. Existem sites de internet que suportam um número limitado de conexões e que podem passar por momentos de sobrecarga, como por exemplo um portal de notícias durante um acontecimento grave.
4. Banda dimensionada de modo inadequado ao uso
A demanda por velocidade não é igual em todos os tipos de portais. Portais de notícias, de vitrine virtual, redes sociais e outros de natureza mais expositiva tendem a demandar mais download e pouca velocidade de upload.
Serviços de streaming (fluxo contínuo) de video, como o Youtube e Netflix demandam uma banda larga mais rápida do que a necessária para os portais acima, mas também demandam pouco upload.
Serviços de CFTV, telefonia IP e videoconferência já requerem uma banda de upload maior, de modo que os dois lados da conversação consigam receber e enviar imagens a velocidades satisfatórias.
Jogos online e serviços que demandam controle remoto precisam de uma velocidade de upload maior, para que se consiga interagir com o jogo sem atrasos de resposta.
5. Vários usuários utilizando a mesma banda larga
Muitos usuários às vezes não se dão conta de que se uma pessoa inicia o download de um arquivo grande, como por exemplo uma atualização de software ou um torrent, ele poderá estar utilizando toda a banda disponível.
Quando um segundo usuário tentar acessar a internet, o serviço lhe parecerá lento.
Existem roteadores mais robustos que permitem o controle de banda por usuário, que evita esse tipo de situação. Criar e manter uma senha do WiFi que seja complexa e seja sigilosa, evitará intrusos, que além de provocar riscos para a segurança do seu conteúdo, também provocarão lentidão na rede local WiFi.
6. Computador, tablet ou smartphone com pouco processamento ou pouca memória
Equipamentos com pouca memória ou que possuem capacidade de processamento limitada podem provocar uma percepção de lentidão, pois além de tratarem da transmissão do conteúdo, também tratarão da montagem de elementos gráficos e de animações.
Drivers e aplicativos desatualizados também podem contribuir na lentidão.
Especialmente no Android, testes de velocidade podem apresentar resultados não confiáveis (ping alto).
E você? Já pensou que tantos elementos poderiam afetar a performance da sua conexão? Escreva aqui o que achou ou relate suas experiências.
____________________________________
Referência: Olhar Digital